Schools' Registration Members' Registration

Show all news  Show International News  Show National News back

June 17th 2013 Resumo Semana de Acção 2013

National News from Mozambique by Movimento de Educação Para Todos

Decorreu de 19 a 26 de Abril do ano corrente a Semana de Acção Global de educação para todos subordinado ao lema “cada criança precisa de um professor”. Este é o segundo ano que a campanha traz este tema pelo reconhecimento de que todas as crianças no mundo têm direito a uma educação de qualidade, e de que nenhuma criança tem a oportunidade de realizar esse direito sem um professor competente e motivado.

A realização da semana foi antecedida por acções preparatórias que consistiram em:

  1. Partilha de informação com as organizações da sociedade civil, Governo e Pontos Focais do MEPT ao nível das províncias;
  2. Realização de encontros preparatórios envolvendo organizações interessadas.
  3. Encontro com o Ministro da educação para a discussão do programa.

A partilha de informação foi iniciada em Fevereiro, logo que o MEPT, a nível Central recebeu a versão portuguesa do pacote de recursos da semana. Com este material as províncias iniciaram a sua preparação, tendo, algumas delas, partilhado, mais tarde, os planos de acção. Partilharam os planos com o nível central as províncias de Niassa, Nampula e Gaza.

A nível central foram realizados dois encontros preparatórios. O primeiro aconteceu no dia 25 de Março de 2013 e contou com a participação de 19 pessoas, representando diferentes organizações. Os objectivos deste encontro eram:

  1. Apresentar o Pacote de Recursos;
  2. Apresentação dos avanços do trabalho sobre as Condições do Trabalho do Professor;
  3. Realizar uma chuva de ideias sobre as actividades; e
  4. Criar um grupo de trabalho para preparação das actividades da campanha.

Deste encontro foram arroladas as principais actividades a realizar durante a semana, escolheu-se um Embaixador da Campanha e formou-se um grupo de trabalho para liderar a preparação da semana.

O segundo encontro teve lugar aos 2 de Abril na sala do MEPT e contou com a participação de 11 pessoas representando diferentes organizações. Neste encontro foi decidido o lançamento da Semana para o dia 19 de Abril para facilitar a participação dos professores pois, neste período se encontravam de férias lectivas. Ficou também definido o primeiro rascunho do programa da Semana de acção que evoluiu até a versão final que colmatou com o programa da semana realizado.

No dia 17 de Abril o Presidente do Conselho de Direcção do MEPT foi recebido em audiência pelo Ministro da educação para discutir os preliminares antes do início da Semana onde foi acordado o programa da Semana e a garantia da participação do Ministério da educação nos principais eventos.